Com participação de Arita Bergmann, Encontro Primeira Infância Melhor lembra os 18 anos do PIM em Canoas

Sentada atrás de uma mesa em formato de U, a Secretária Arita assiste a fala do presidente do Cosems que passa no telão. À direita, um homem acompanha a conversa.
A secretária da Saúde assiste à participação do presidente do Cosems - Foto: Divulgação/ SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou na manhã desta terça-feira (29) do 2º Encontro Intermunicipal Primeira Infância Melhor/ Criança Feliz “Importância de Políticas Públicas para a Primeira Infância.

Projeto prioritário da Secretaria da Saúde e um dos programas estratégicos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Atende famílias com gestantes e/ou com crianças menores de seis anos de idade, sendo prioritário o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, com gestantes e com crianças menores de 3 anos de idade.

No Estado, o PIM acompanha mais de 30 mil famílias por ano em 202 municípios. Canoas foi um dos primeiros municípios a aderir ao programa, que em 2022 completa 19 anos no município. Desde a implantação, atendeu 1.817 pessoas. Atualmente, os cinco visitadores do programa no município atendem 60 famílias. Está em curso, no entanto, um processo de ampliação para 40 visitadores, com previsão de atendimento de 640 gestantes e crianças.

“Não tem como não lembrar os 18 anos do PIM. Canoas foi o primeiro município gaúcho a implantar o Programa Primeira Infância. Temos no município um espelho de boas práticas e certamente voltará com mais visitadores”, disse a secretária Arita Bergmann.

Além dela, participaram do evento o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o secretário de Saúde e presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul), Maicon Lemos, entre outras autoridades.