Campanha Farmácia Vai à Escola premia vencedores no Simpósio Regional de Assistência Farmacêutica Região Sul
Mais de 650 escolas de todo o estado participaram do concurso artístico sobre o uso racional de medicamentos
Publicação:
Ocorreu na última quinta-feira (28/11) a cerimônia de premiação da edição 2023 do Programa Farmácia Vai à Escola, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). A solenidade foi durante a abertura oficial do Simpósio Regional de Assistência Farmacêutica Região Sul – (SIMFAR), realizado pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
A Campanha Farmácia Vai à Escola visa desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional/apropriado de medicamentos e descarte correto de medicamentos, contribuindo para a conscientização sobre o tema e formando multiplicadores. Adiada em função da calamidade climática do Rio Grande do Sul, a premiação ocorreu durante o Simpósio e teve como prêmios aos vencedores 102 tablets doados pelo INAFF.
Presente na cerimônia, a secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa, falou sobre a importância de desenvolver o tema nesses espaços. “Escola é um lugar de muita potência e a Secretaria da Saúde tem investido muito na articulação de crianças e jovens para pensar o meio ambiente, o uso e descarte correto de medicamentos, as perspectivas da saúde única. Nos últimos eventos climáticos o Rio Grande do Sul provou que o estado cria soluções e que temos que projetar o futuro unidos, governo e sociedade civil. A campanha Farmácia vai à Escola é fundamental para construir uma sociedade que cuide melhor de si e do meio ambiente”, destacou.
O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SES, Alexandre Morais Neves, ressaltou a importância da campanha como um programa de educação em saúde e que possibilita o compartilhamento de experiências o aperfeiçoamento da assistência farmacêutica.
O concurso artístico Farmácia Vai à Escola visa reconhecer os alunos, professores e profissionais de saúde que enviaram os melhores trabalhos relacionados ao uso racional de medicamentos, além da originalidade e criatividade na sua elaboração. A edição de 2023 contou com a adesão de 656 escolas de todo o Estado, nas quais foram realizadas atividades com alunos de todos os níveis escolares.
Ao todo, foram recebidos um total de 792 trabalhos. Tiveram seus trabalhos premiados 44 alunos, 36 professores e 22 profissionais da saúde. Confira aqui os vencedores.