Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Boletim Epidemiológico descarta casos do novo coronavírus no país

Publicação:

Card com a palavra prevenção no centro. À esquerda, a carinha de um (a) profissional de saúde dentro de um quadrado. À direita, três quadrados com as cores do Rio Grande do Sul: verde; vermelho e amarelo. Embaixo, o logotipo do Governo do Estado.

O Ministério da Saúde (MS) divulgou na tarde desta quarta-feira (29) a situação epidemiológica do novo coronavírus no Brasil, período de 18 a 29 de janeiro. No Rio Grande do Sul foram notificados cinco casos ao MS, sendo que três foram descartados (resultado laboratorial negativo) e dois excluídos (não se enquadram nos critérios).

No país, até o momento houve 33 situações notificadas. Destas, nove se enquadraram na categoria de suspeitos. Porém, nenhum comprovado.

Os demais estados com casos notificados são Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (8), Santa Catarina (4), São Paulo (8), Distrito Federal (1), Paraná (2), Ceará (1) e Bahia (2), totalizando as 33 investigações (incluindo os 5 do RS). Não foi confirmado nenhum caso de novo coronavírus no Brasil.

O secretário substituto da Vigilância em Saúde do MS, Júlio Croda, informou que a partir de hoje será dado um informe diário sobre a situação epidemiológica no país. Até o momento, a única área com transmissão local é a China. Outros países tiveram casos, mas foram considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como secundários, ou seja, a partir de viagens feitas para território chinês.

Segundo dados mais atuais, os sinais e sintomas clínicos são basicamente respiratórios e não há medicamento específico para o tratamento. “A doença está sendo estudada, por isto há necessidade de coleta de informações que se dará por um formulário que deve ser utilizado para envio de informação padronizada”, explicou Croda.

O novo coronavírus causa infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais. Ele destaca que a infecção em humanos não está descrita de forma suficiente, razão para que mais evidências sejam geradas.

A imagem mostra dados numéricos do coronavírus.
-

Situação atual do novo coronavírus no mundo

São 6.065 casos, sendo 5.997 casos suspeitos na China. Destes, 1.239 apresentaram evolução para grave e houve 132 óbitos. Fora da China são 68 casos em 18 países diferentes, sem óbitos. “Precisamos reforçar as medidas de precaução padrão”, destacou Júlio Croda. Ele acrescentou que houve uma mudança de status sobre a doença: “saímos de alerta para perigo risco iminente”.

Secretaria da Saúde