Secretária Arita cumprimenta presidente Bolsonaro sob o olhar do Governador Leite. No fundo, vários participantes do evento.
Secretária Arita cumprimenta presidente Bolsonaro. - Foto: Marcelo Ermel/SES
00:00:00/00:00:00

Anunciados R$ 213,2 milhões para Hospital Regional de Santa Maria, Atenção Básica e rede de urgência do RS Crédito: Elias Costa

Download

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (5) o investimento de R$ 213,2 milhões no Rio Grande do Sul. Entre os recursos, serão destinados R$ 36,6 milhões para a compra de equipamentos para o Hospital Regional de Santa Maria. Além desse, as áreas da Atenção Básica e a rede de urgência e emergência também receberão as verbas federais, contemplando 85 cidades gaúchas beneficiadas. O anúncio foi feito durante a realização da 55ª Cúpula do Mercosul, aberta nesta quinta-feira em Bento Gonçalves.

O governador Eduardo Leite esteve presente no evento na Serra, como convidado, e celebrou o repasse. “É um aporte de recursos importante, que chega em um momento em que o Estado tem feito grande esforço para que a Saúde estadual melhore. Estamos colocando em dia pagamentos que estavam atrasados há quatro anos. Esse aporte certamente melhorará a prestação de serviços de saúde à população gaúcha”, afirmou. Leite espera que parte da verba seja repassada ainda neste ano, mas afirma que a maior parte do recurso chegará ao RS em 2020.

Na cerimônia onde foi feito o anúncio, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann valorizou o ato e a sua importância. “Hoje ganhamos um incremento de recursos para fazer uma gestão responsável de entregas para o cidadão”, concluiu. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comentou que, além das habilitações de novos serviços, também foi feita a alocação de emendas parlamentares, recursos novos e mais de R$ 80 milhões em custeio, sendo R$ 20 milhões agora e o restante ao longo do ano. “Quando um trabalho sério e qualificado, como o feito no Rio Grande do Sul, dialoga com o Governo Federal, todos ganham”, frisou. Além do presidente Jair Bolsonaro, outros ministros também participaram do anúncio.

Sentados atrás de uma mesa, Governador Eduardo Leite cumprimenta presidente Bolsonaro. Além deles, Osmar Terra; Paulo Guedes; Ernesto Araújo, Onyx Lorenzoni e, atrás deles, o intérprete de libras.
Governador Eduardo Leite participou de evento com presidente Bolsonaro e ministros. - Foto: Marcelo Ermel/SES

Hospital Regional de Santa Maria

Os R$ 36,6 milhões serão utilizados para a aquisição de equipamentos de raio X, hemodinâmica, aparelhos respiratórios, camas hospitalares, materiais permanentes (gazes, seringas, algodão, agulha, luvas), entre outros. Após a liberação do recurso, licitação e compra dos itens e demais trâmites, o hospital poderá inaugurar as alas e abrir os leitos que faltam, em data ainda não definida.

Atualmente funcionam no hospital dois ambulatórios especializados: em cardiologia e outro para pacientes crônicos hipertensos e diabéticos de alto risco. O modelo prevê um atendimento multidisciplinar no qual os usuários são encaminhados a partir da Atenção Básica de 32 municípios da Região Central do Estado. No ambulatório, eles são atendidos por diferentes profissionais, como cardiologistas, endócrinos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros.

Atenção Básica

A Atenção Básica, ou Primária, também contará com um aporte total de R$ 42,1 milhões. Desses, R$ 32,6 milhões serão enviados para investimento por parte dos municípios na abertura de academias da saúde, construção e reformas de Unidades de Saúde da Família (USF). Também está prevista a construção de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e expansão dos serviços que compõe a estratégia Rede Cegonha. O restante, R$ 9,5 milhões, serão repassados por meio de emendas parlamentares. Este valor também permitirá aos gestores a aplicação na oferta de consultas, exames e custeio de equipes de Saúde da Família.

Urgência e emergência

Também foram anunciados R$ 80 milhões que serão aplicados no custeio de serviços existentes, para que possam ampliar a oferta de atendimentos na área das urgências e emergências. Estão previstos a abertura de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e de 258 leitos de UTI em mais de 20 municípios. Outros R$ 14 milhões serão destinados por meio de emendas parlamentares aos municípios.

Pacientes que fazem tratamento oncológico também serão beneficiados com a compra de um acelerador linear para realização de radioterapia. Ambulâncias do Samu 192 passarão a receber recursos para garantir seu funcionamento e manutenção da frota. Esses R$ 80 milhões serão pagos em duas parcelas, a primeira, de R$ 20 milhões, será repassada ainda este ano e o restante a partir de 2020.