Ambulância extra do Samu reforça atendimentos e transferências hospitalares no Norte do Estado

Participantes da cerimônia (três homens e três mulheres) olham para a frente. Todos estão de máscaras e um segura o contrato.

A Secretaria da Saúde (SES) realizou nesta terça-feira (23/2) a entrega por empréstimo de uma ambulância do Samu ao município de Nonoai destinada ao transporte intermunicipal de pacientes. A medida visa agilizar e qualificar o atendimento, reduzindo o tempo de transferência até hospitais de maior especialização na região Norte do Estado. O atendimento terá cobertura ainda aos municípios de Entre Rios do Sul, Erval Grande, Faxinalzinho, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios e Trindade do Sul.

O ato para a entrega do veículo ocorreu com a presença da prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, que comentou na oportunidade que o Hospital Comunitário do município já excedeu neste momento, em virtude do aumento de casos de Covid-19, a sua capacidade. Para a região, as principais referências para leitos clínicos e de UTI são os hospitais Santa Terezinha de Erechim, ou em Passo Fundo no Hospital de Clínicas ou São Vicente de Paulo. Caso seja necessário, os pacientes poderão também ser transferidos a outras instituições do Estado.

Conforme o coordenador da 11ª Regional de Saúde, Fábio Fantin, a proximidade da região a Chapecó trouxe reflexos para a região. “Essa região de Santa Catarina passa por uma situação delicada e isso se refletiu aqui, sobrecarregando a rede”, explica. "Esse apoio de uma ambulância extra chega no momento em que o município e a região precisavam para poder salvar mais vidas”, completa. Somente em fevereiro, foram realizadas 24 transferências de pacientes dessa região para continuidade do tratamento em instituições de maior complexidade em outros municípios.

O veículo conta com todos os equipamentos necessários para a realização de transporte de pacientes críticos e não críticos, a qual estará sob regulação da Central de Regulação das Urgências do Estado, que define o destino conforme o quadro clínico da pessoa e a disponibilidade de vaga. A ambulância utilizará a estrutura física e de pessoal da base do Samu de Nonoai. A medida está prevista para o prazo de 30 dias, podendo ser prorrogada, pelo tempo indeterminado, enquanto houver necessidade.

Também acompanharam o ato administrativo de entrega do veículo o prefeito de Trindade do Sul, Elias Segalla; o diretor do Hospital Comunitário de Nonoai, Fernando Panosso; a enfermeira do Samu, Letícia Correia e a secretária municipal de Saúde de Nonoai, Ana Cláudia Ferrão.