Acordo entre municípios garante UTI Móvel do SAMU na Costa Doce

Uma mulher e um homem conversam na frente da Ambulância do SAMU.
Ambulância na base do SAMU de Camaquã terá UTI Móvel - Foto: Marcelo Ermel

Uma reunião na prefeitura de Camaquã, nesta sexta-feira (13), selou um acordo entre prefeitos da região sul e o Governo do Estado para a colocação em funcionamento de uma Unidade SAMU de Suporte Avançado (UTI Móvel) que atenderá municípios da Costa Doce. Prefeitos e secretários pactuaram a garantia do custeio para implantação e manutenção do serviço de atendimento à população de sete municípios, dando cobertura ao transporte de pacientes em situação crítica para instituições de maior complexidade.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, fez um pedido à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann: "Gostaríamos que essa Unidade de Suporte Avançada ficasse aqui, na região, em especial em Camaquã, que é a referência hospitalar". Arita confirmou ser esse o objetivo número 1 do encontro. "Em respeito à região, estou aqui para que isso se concretize", afirmou.

Secretária da Saúde conversa com gestores da região sul do Estado em reunião. Todos estão sentados em volta de uma mesa.
Reunião selou acordo para UTI Móvel na Região Sul do Estado - Foto: Marcelo Ermel/SES

Estudo realizado pela prefeitura de Camaquã estima que serão necessários R$ 115 mil mensais para despesas com profissionais (motorista e serviços médicos e de enfermagem), combustível e manutenção. Os municípios devem arcar com cerca de dois terços deste valor, ficando o restante a cargo do governo federal. Foi pedido para que o Estado passe a auxiliar neste custeio a partir de 2020. A secretária garantiu um estudo para tentar atender a este pedido no próximo ano, quando há perspectivas de melhoria na arrecadação do Estado.
A proposta foi bem recebida pelos representantes dos municípios. "Não podemos ficar de fora desta parceria", disse o prefeito de Arambaré, Alaor Ribeiro. "Estamos lidando com vidas." Além de Camaquã e Arambaré, integram o acordo os municípios de Chuvisca, Sentinela do Sul, Tapes, Cerro Grande do Sul e Sertão Santana. O veículo - equipado com aparelhos de alta tecnologia para o atendimento de casos mais graves - está previsto para ser entregue pelo Governo do Estado no próximo dia 14 de outubro, com assinatura do acordo.

Gestores da região sul em foto com a secretária estadual da Saúde. Todos estão de pé em uma sala que tem quadros e crucifixo.
Secretária da Saúde com gestores da região sul do Estado - Foto: Marcelo Ermel/ SES