Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

7ª Conferência Estadual de Saúde reúne cerca de duas mil pessoas até domingo em Porto Alegre

Publicação:

De pé, atrás de um púlpito, o Secretário Gabbardo discursa. Atrás da bancada, seis pessoas estão sentadas.
Secretário João Gabbardo foi um dos integrantes da mesa de abertura - Foto: Neusa Jerusalém/SES

Cerca de duas mil pessoas, entre delegados e convidados, participam da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que iniciou nesta sexta-feira (18), no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.  

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento reúne delegações de todas as regiões do Estado até domingo, dia 20 de setembro.

A mesa de abertura contou com as presenças do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e da presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Célia Chaves, que também preside a Conferência.

Em seu pronunciamento, o secretário Gabbardo lembrou que o SUS conta com o maior programa de imunização do mundo, bem como o de transplantes. “As pessoas desconhecem a magnitude do SUS, pensam que ele é somente atendimento médico e hospitalar”.

Gabbardo afirmou que um dos maiores problemas do sistema, atualmente, é a crescente demanda judicial. “Nosso Estado é o que apresenta o mais alto índice de judicialização do Brasil: cerca de 50% das ações de medicamentos são oriundas do Rio Grande do Sul”.

Célia Chaves, ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância do processo conferencial para a saúde pública. Ela também destacou ser necessário o resgate da cidadania no SUS. “A conferência tem um caráter importante de resgatar o SUS e garantir que ele sobreviva com universalidade e integralidade. Precisamos defender a democracia, não podemos retroceder”, declarou.

Participaram ainda da mesa de abertura o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Tarcísio Zimmerman, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Carlos Duarte, e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Marcelo Bósio.

Primeira Mesa

Logo após a abertura, o médico sanitarista e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner de Souza Campos, fez uma palestra sobre Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde. Ele fez uma reflexão sobre o presente e o futuro do sistema.

Na parte da tarde, estão previstas mais duas mesas: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; e Financiamento, Trabalho e Participação Social no SUS.

Secretaria da Saúde